Pesquisar este blog

quarta-feira, 8 de maio de 2013

Por que homens dirigem melhor?







Em PNL, mais especificamente na parte de leitura corporal, há estudos e pesquisas de campo que evidenciam algumas características típicas de homens e outras típicas de mulheres.
Um exemplo clássico disso é a visão. O sexo masculino possui visão tunelar, focal, fechada. Mulheres possuem visão periférica, aberta displicente.
Enquanto um homem conversa com uma mulher, olha para seus olhos, sem conseguir perceber sequer maiores detalhes do batom na boca. Alguns nem enxergam se a boca está com batom. Sua visão é tão focada que não consegue ver nada além do que de fato está olhando.
Isso explica o fato de homens enquanto conversam com mulheres as quais ele está interessado ou sente atração, desviar os olhos para seus seios ou outras partes específicas, como a boca.
Se em um diálogo perceber que ele olha muito para seus seios e/ou sua boca, tenha certeza, ele está interessado.
O sexo feminino vangloria-se de conseguir fazer muitas coisas ao mesmo tempo. Embora eu concorde que isso seja verdade, considero a eficiência dessa característica multitarefa um tanto quanto questionável.
Elas possuem visão periférica, o que significa que quando uma representante do sexo feminino está conversando com você e olhando em seus olhos, se estiver a uma distância maior ou igual a um metro e meio, ela consegue ver se sua barba está bem feita, se seu sapato está bem lustrado e de que cor é, se o zíper está aberto, etc.
Essa característica transforma a mulher em uma “antena” que capta todos os tipos de informações que passam ao redor, o que inclusive influencia em sua capacidade de comunicar-se, posto que consegue falar com muitas amigas ao mesmo tempo sobre assuntos diferentes (as matraqueiras principalmente).
Mulheres não precisam olhar para boca de um homem ou de outra mulher, a menos que queiram - ou que estejam indisfarçavelmente interessadas. Mais uma dica de flerte.
Bem, mas chegando finalmente ao assunto do título, homens dirigem melhor, pois os carros foram projetados para quem possui visão túnel. Esses veículos possuem três espelhos retrovisores que requerem do motorista atenção e visão focais.
Para um homem, que possui essa característica nata, fazia todo sentido em tempos remotos inventar algo assim. Não se pensava em mulheres dirigindo naquela época. Hoje elas tentam adaptar e adequar-se a um dispositivo que, queiram ou não – e não estou sendo machista – é contra a natureza feminina.
As feministas que me perdoem, mas isso é um fato. Homens dirigem melhor! Ao menos por natureza. Só não me venham comparar um acéfalo com uma gênia e dizer que estou errado. É evidente que a inteligência juntamente com a evolução da espécie faz a diferença na adaptação humana. Assim como mulheres saem-se melhor em muitas coisas onde homens são uma negação.
Tem a ver com a forma como o cérebro funciona e conjectura as informações. Como já citei em outro texto, algumas profissões e treino intensivo podem fazer esse quadro mudar. O exemplo na oportunidade foi a profissional de odontologia que aprende a focar-se. Mas também já conheci homens que tinham que controlar dois monitores, falar em dois telefones e ainda conversar com mais uma ou duas pessoas ao vivo, ou jogadores de truco que treinam a visão periférica para descobrirem senhas dos adversários, etc.
Dito isso fica entendido o motivo das mulheres estarem sempre na desvantagem na fórmula um e afins, e da razão pela qual os homens dominam tanto esse ramo. Assim como explica também, embora bem superficialmente, porque mulheres falam tanto e são tão comunicativas (ou matraquentas) diferente da maioria dos homens.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 06.04.2013 
Editado/corrigido por @AnaLeticiaSilva e Patrick Heinz
@rjzucco