Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de abril de 2016

Bolha imobiliária



Vai estourar a bolha! A situação é insustentável! O Brasil vai entrar em crise e a economia vai quebrar tal e qual aconteceu nos EUA.
Será?
Muito me perguntam sobra a bolha e a crise, se haverá um estouro de bolha e etc.
Você sabe o que é bolha imobiliária?
Você entende algo do mercado e entende sistemicamente o que ocorre para multiplicar essa informação?
Primeiro deixe-me explicar o que aconteceu nos Estados Unidos para que fique claro o que é bolha imobiliária, para então responder se isso está ocorrendo por aqui ou não.
Os valores aumentaram muito e depois, quando as pessoas quiseram vender por uma série de fatores como inadimplência e afins, acabou ocorrendo queda de até 60% do valor dos imóveis para quem comprou no pico.
Só que preço alto não significa bolha. É um dos ingredientes, mas não é suficiente. É necessário que isso seja insustentável e que os motivos que levem a isso sejam erros estratégicos governamentais. Se não for insustentável de forma alguma, é bolha!
Os americanos não tinham limite de comprometimento de renda para financiamentos, então muita gente comprometeu mais de 60% da renda familiar, faltando dinheiro para o restante (como agua, luz, comida, roupas, etc.).
Outro ponto chave é o fato de eles terem comprometido 90% do PIB americano com empréstimos. Nesse caso quando as pessoas começaram a não pagar, o Estado se viu sem recursos para garantir.
Outro fator crítico foram as garantias. Emprestaram dinheiro para gente que não tinha condições de arcar até o final.
Daí o pessoal endividado tentou torrar o imóvel o quanto antes para não ficar com dívidas, forçando a queda de preços e esculhambando o mercado.
Já aqui no Brasil, houve sim um aumento surreal de preços. Alguns imóveis chegaram a ficar seis vezes mais caros (coincidentemente também foi a proporção que o governo aumentou de recursos para financiamento).
O montante de recursos no Brasil para fins de financiamento não representa mais do que 10% do nosso PIB. Ou seja, em caso de total inadimplência, o país não quebra.
O máximo que um brasileiro pode comprometer de sua renda era 30%, agora já está em 35% quando for compartilhado com cartão de crédito (não morre de fome).
A inadimplência brasileira é muito baixa. Atualmente está em menos de 2%. Isso gera menos leilões que consequentemente não pressionam o mercado.
Dizer que não existe bolha seria audacioso da parte de qualquer um, assim como dizer que existe significará um "adivinhacionismo" futurológico só visto por Nostradamus.
O efeito manada que fez os preços dos imóveis subir ainda não se manifestou quanto a queda que poderia gerar um colapso na economia e então se consolidar como uma bolha. Fora isso, apenas mais dois fatores poderiam forçar e eles já ocorreram.
Primeiro: Investidores pararam de comprar imóveis. Segundo: O governo parou de liberar crédito indiscriminadamente, fazendo com que muita gente não tenha mais acesso aos recursos.
O que podemos afirmar com certeza é que só vai vender imóveis agora quem está com a corda no pescoço ou quem é consciente e aceita vender pelo real valor de mercado (e que pese esse valor não é, ainda, mais baixo do que as pessoas pagaram na aquisição). E no Brasil isso não é representado pelos usuários finais, visto que as garantias foram tomadas corretamente.
Construtoras e alguns investidores sazonais – oportunistas – precisarão vender com urgência e esses casos acontecem mais em grandes centros. De resto, as pessoas esperarão o mercado normalizar.
Minha opinião? Não há bolha. Nunca existiu e não existirá.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 30.01.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br