Pesquisar este blog

quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Geração Facebook


Percebo que muita gente hoje está contaminada pela geração Facebook.
Essa nova geração que se criou aprendendo o funcionamento da timeline acabou aprendendo uma coisa que as gerações anteriores só conheceram por quem tinha desvio de caráter.
Não por mal, mas as novas gerações que cresceram rolando postagens e treinando o cérebro a ignorar o que não gostavam, a parar de seguir o que não era mais interessante e a descartar o que não era atrativo treinaram também descartar pessoas.
O que muita gente não entende é que essas redes sociais virtuais são redes de relacionamentos, feitas entre pessoas.
Isso manda informações perigosas aos cérebros dos usuários, e os mais novos não sabem como diferenciar as coisas.
Quando eu rolo uma timeline e paro de seguir pessoas, e desconsidero o que muita gente fala. Quando tenho um mundo de pessoas ao meu dispor para acessar e descartar, acabo me acostumando a me desapegar de pessoas reais também.
Isso ensina as novas gerações que as pessoas são descartáveis. Que os relacionamentos, a família, o emprego e os amigos podem ser rolados tela abaixo até encontrar algo melhor.
A mensagem é tão forte e profunda que mudou a forma de nos relacionarmos. Mesmo que não pertençamos a essa nova geração, ao sermos descartados por elas acabamos entendendo a nova sistemática e, ou aderimos e começamos a fazer o mesmo, ou começamos a nos proteger criando barreiras que nos impedem de termos os mesmos vínculos afetivos que aprendemos desde cedo.
Resumindo, ou descartamos, ou nos bloqueamos.
Aí você pode dizer que não se aplica a nenhum dos dois e que continua tendo o mesmo tipo de laço e vínculo que sempre teve com todo mundo.
Pois sinto lhe informar que isso respingou em todos.
É assustador imaginar que um site muda o comportamento de um mundo inteiro, eu sei. Mas repare em como as pessoas estão se relacionando atualmente.
Pense em quantos relacionamentos conhecidos acabam por besteiras a cada dia. Aquilo que ocorria no tempo de nossos pais, coisa de lenda de livros onde as pessoas casavam para a vida toda e eram fiéis e felizes, hoje não passa de meras palavras no livro da história.

Hoje todo mundo já está revendo seus valores, seu caráter e seus princípios. Quem ainda os mantém incólume, sofrem muito com essas novas gerações.

É muito doloroso ter valores e caráter “a moda antiga” e perceber que todas as novas gerações sequer consideram o “fio do bigode”.
A palavra não vale mais. Mentir e se corromper é normal. Não gostou de algo que a pessoa fez, basta não falar mais com ela e tudo bem. O videogame ou o mundo virtual são toda a companhia que se precisa.
Não sei qual será o resultado desses novos valores, mas sei que certamente não estão combinando com os da minha geração para trás. Por isso os mais antigos ainda estão dando as cartas.
Quando isso mudar, teremos um mundo bem diferente do que conhecemos hoje, com princípios e valores novos.
É um rompimento severo que precisa ser acompanhado de perto.
Ainda sou do tempo da credibilidade e de fazer o certo sempre. Estou certo que as novas gerações não se preocupam com isso, se analisado profundamente.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 09.07.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br