Pesquisar este blog

quinta-feira, 3 de abril de 2014

Batman Moderno

Tudo começou com a mídia falando mal da polícia, tirando o poder de coação e supressão de vândalos, bandidos, marginais e todo tipo de pessoa que se entendia no direito de sair fazendo o que bem entende, à sua vontade, independente de lei.
Um dos primeiros casos foi numa chacina onde de um lado havia colonos armados com foices, paus, pedras e o que mais encontravam pela frente e que agrediram policiais. Estes então revidaram com violência – possivelmente desproporcional – e acabaram matando alguns agitadores que invadiram propriedade que não era deles, agrediram policiais e proprietários e recusaram-se a sair.
A mídia não hesitou em crucificar os “malvados e truculentos” policiais que atacaram com violência os pobres colonos sem terra que estavam reivindicando o que, segundo eles, era seu direito (fico pensando se esse povo entrasse na residência desses mesmos formadores de opinião, o que falariam).
Depois, devido a muita palhaçada e pilantragem política, a população cansou de sua indignação passiva, e passou ao estágio de indignação ativa, saindo para rua protestar e manifestar.
Essas manifestações eram legitimas, bem como a causa e os ideais de seus participantes. Só que a ignorância do povo é ilimitada, e muitos não entenderam a oportunidade que tinham nas mãos,  resolvendo então macular todo o gesto com muito vandalismo.
Como tradicionalmente ocorre no mundo, os bons pagam pelos maus. É assim que a sociedade precisa funcionar para conviver civilizadamente. Consequência é que muita gente que não tinha a ver acabou pagando o preço.
A mídia novamente caiu forte sobre a polícia, como se eles não estivessem certos. O povo começou a ver que a impunidade vinha pelo quarto poder, que estava manipulando todos.
Hoje existe uma onde de justiceiros que cansados de aguardar a justiça tradicional e vendo que a cada dia amarram mais as mãos dos policiais, resolveram agir por conta própria.
O que preocupa é perceber que esse exemplo está sendo seguindo por pessoas de todos os lugares do Brasil, como as guerrilhas de Guevara. As pessoas estão cansadas de injustiça, cansadas de ver marginais roubando, estuprando, matando, saqueando, depredando e ninguém faz algo efetivo para cessar.
Essas pessoas que agem feito Batman dos quadrinhos estão tentando preencher uma lacuna que o governo deveria ocupar e que não o faz. Ao menos não satisfatoriamente.
E se muitas providências não forem tomadas, a cada dia continuaremos a nos aproximar mais e mais do comportamento da idade das pedras.
Não acho que eles estejam errados em se revoltarem dessa forma, embora também não fomente tal atitude. Entendo a revolta por ver tanta barbaridade e se sentir impotente. Entendo que a responsabilidade disso é do Estado. Entendo como educação faz falta.

"Cada homem sentiu em algum momento a vontade de cuspir em suas mãos, içar a bandeira preta e começar a cortar a gargantas."
H. l. Mencken.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 15.02.2014
  Corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br