Pesquisar este blog

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

São apenas cachorros...!

Um cachorro é um bom amigo do homem, mas não é um homem. Embora muitos afirmem que os cachorros são mais “humanos” que muitos humanos.
Eles provavelmente não se entendam inferiores – e há muita gente que assegure que não são, chamando-os de seres evoluídos – dada a conduta que assumem na família.
Os cachorros são carismáticos, fáceis de se apegar. Reivindicam seu lugar e sua posição. Comunicam-se à sua maneira, e quase sempre são eficazes.
Mas retomo, eles não são humanos.
São animais irracionais, mesmo que digam que eles são fora de série e inteligentes.
São bichos, de outra raça, com outra função nesse mundo.
E nós quando os vemos entendemos a abissal diferença que há entre nossas capacidades e as deles. Os cuidamos, os alimentamos, oferecemos carinho e mais um sem fim de coisas.
Ok, entendido tudo isso, nada de novo, mas qual é o ponto?
O ponto é que quando você se qualifica, estuda, preocupa-se, aprende, dá um pouco mais de si – às vezes o que não se tem -, prepara-se, é empático, treina, traça objetivos, estipula metas, gera riqueza e empregos, entende mais claramente as outras pessoas.
Pense nas pessoas inúteis. Gente mesquinha, que rouba, trapaceia, esconde, vive pensando em vingança, mata, estupra, fofoca, logra, espanca, trai, fala mal, reclama do emprego e da empresa, reclama dos colegas e dos chefes, vê sempre o lado ruim, etc.
Pense bem, quem nunca se deparou com isso? Vemos isso em todos os lugares hoje em dia. A bem da verdade é o mais comum.
Gente infeliz no trabalho e reclamando de tudo, na faculdade, gente querendo ser demitida para ganhar benefício, fazendo corpo mole. Incompetentes em cargos públicos. Políticos corruptos. Roubos, mortes, assassinatos, atrocidades...
E o que isso tem a ver com cachorros?
Tem que esses infelizes estão para os competentes e bem sucedidos, como os cachorros estão para os humanos.
Se um cachorro faz uma coisa errada, você não pensa em se vingar dele. Não o odeia pelo resto da vida. Entende que ele não tem condições de passar daquilo e que não entende a que veio nesse mundo.
Então acaba relevando e aceitando que são condições diferentes.
Quando enxergar esses cachorros defecando onde não deve, latindo incomodativamente, abanando o rabo para conquistar seu carisma e atenção, ou simplesmente se comportando irracionalmente como um cachorro, entenda, não são pessoas, são apenas cachorros.
Seres legais, que convivem conosco e eventualmente nos alegram o dia, que dependem de nós, mas que estão em outro nível.
E digo mais, sou fã do bicho cachorro. Eles são especiais em muitos aspectos.
Você que faz a diferença, que se esforça, que estuda, que ajuda, que faz resultado, quando encontra um cachorro, entende o que estou falando.
Sempre que converso com mentes pensantes chegamos à conclusão de que não tem o que fazer. Que é impossível mudar o Brasil de um século para outro por causa da massa ignorante, entendemos que precisamos cada vez mais gerar adestradores de cães, e transformar o mundo manobrando-os.
Não seja apenas um cachorro!

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 19.12.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br