Pesquisar este blog

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Integridade



Integridade é um “ativo” em extinção nos tempos atuais. As pessoas não querem saber de seus valores. Dizem que os tem e que, como deveria ser, não são negociáveis, quando na verdade o que ocorre não é nada parecido.
Questiono sobre integridade quando choco dois valores e um deles é descartado. Quando você descarta um em detrimento de outro, não está sendo íntegro.
Se você define seus valores e os negocia pelo que quer que seja, como fazer o errado para garantir que outro valor “mais importante” seja mantido, está corrompendo sua essência.
Vejo muita gente entrando na justiça de caso pensado, fazendo-se de desentendida quando está tudo muito claro, apenas para tirar vantagem.
Perceba, se eu sei que o que estou fazendo está ok, entrar na justiça para tirar alguma vantagem é uma falta de caráter e integridade incomensurável, entretanto bastante comum hoje em dia.
Não que gente que “não vale nada” só esteja existindo recentemente, mas é fato que a massificação dos advogados fomentou impetração de ações e hoje há uma corja de filhos da mãe que não valem a boia que comem sempre tentando auferir algum tipo de vantagem sobre outrem, o que não existia nessa quantidade nos tempos idos. Além de, é claro, as pessoas que se preocupavam com o que os outros pensariam a seu respeito. Zelavam por um nome, uma moral, uma conduta.
Antigamente pelo menos essa má conduta era significativamente em menor quantidade, mas hoje já é quase regra.
Não é triste. É revoltante e ultrajante ver a tendenciosidade da justiça visando atender a solicitações falaciosas de gente transformada em iniquidade ambulante.
Vejo gente entrando com ações trabalhistas sabendo que não merece, mas que vai ganhar algo. Ações de dano moral mesmo sabendo que não está certo.
Gente querendo tirar vantagem. A filosofia do jeitinho, do tirar um por fora, do dar uma volta em alguém, do lograr. A corrupção no Brasil é endêmica!
Sei que não estou só nessa indignação. Quem é parecido se encontra facilmente, e também se afasta.
Se você faz negócio em algum lugar onde sabe que alguém é desonesto, tenha certeza, a desonestidade é prática habitual do estabelecimento. Se fosse diferente, os honestos manteriam suas integridades e procurariam emprego em outro local.
E se você pensou agora que não é bem assim, que pode sim existir gente honesta trabalhando com gente corrupta ou em ambiente corrompido, então os seus valores também não estão incólumes.
Se você tentou, mesmo em pensamento, relativizar a situação supracitada, então meu caro, seus valores são, no mínimo, questionáveis.
Se você aceita conviver e trabalhar com gente desonesta, se isso não lhe incomoda profundamente a ponto de trocar de emprego ou mesmo ficar desempregado, então você perdeu sua integridade.
Se você negociou algum valor em troca de uma “causa maior”, algo como “tenho filhos para alimentar”, então você necessariamente se colocou em uma vala comum.
Valores não são negociáveis e para deixar bem claro um exemplo disso, já que hoje todo mundo questiona muita coisa que para mim não é negociável, vou usar um exemplo drástico, pois se não for chocante, muita gente não entende.
Ou você estupra aquela menininha de 6 anos e pega esses 3 milhões ou eu vou te matar. Não há acordo.
Quantas pessoas você conhece que morreriam?
Ou você fecha os olhos e fica com tantos por cento, ou lhe demito e você vai preso.
Ou você entra com essa ação na justiça alegando tudo isso que estou mentindo, ou vou em outro advogado. E por aí vai...
Mas como disse anteriormente, quem preza pelos seus valores se atrai, assim como quem só quer passar a perna também anda junto. Está na bíblia, diga-me com quem andas...
Dito isto finco aqui minha bandeira do “VAMOS FAZER A COISA CERTA E CONSTRUIR UM MUNDO HONESTO”. Acreditem, estou com uma turma bem grande e cada dia mais gente está se unindo a nós.
Venha fazer parte de quem faz a coisa certa, plantemos essa semente para as gerações vindouras, e vamos expurgar do nosso convívio esses filhos da mãe que foram paridos pelo buraco errado.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 05.09.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br