Pesquisar este blog

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Aperto de mãos




Todos que vivem na atual civilização sabem da importância de um aperto de mãos. Alguns acreditam que apenas por formalismo, outros pela educação, mas na verdade esse cumprimento transmite bem mais informações que a maioria pensa.
Como o assunto é abrangente demais, vou me ater apenas aos principais pontos.
Se uma pessoa lhe estender a mão para um aperto, e esta estiver com a palma voltada para baixo significa que a pessoa considera-se dominadora/superior: Se um chefe arrogante tiver que apertar a mão de alguém que ele considere muito inferior, como da faxina, contínuo ou recepcionista (nada contra essas profissões ou esses profissionais, apenas citei por serem normalmente as funções oferecidas como iniciais em grandes empresas) ele o fará com a palma para baixo, de forma a manter sua mão por cima. Seu aperto de mão expõe seu sentimento de superioridade e diz “eu estou por cima”.
Esse tipo de cumprimento pode ser visto também em duplas de vôlei onde quem faz o ponto cumprimenta a outra pessoa com a palma para baixo, enquanto o que reconhece um bonito ponto da dupla estende as palmas para cima aguardando que o pontuador venha celebrar.
Quando um amigo chegado quer comemorar algo com intensidade, sempre o comprimento é: palma estendida para cima de quem está reconhecendo a superioridade ou superação do outro e palma estendida pra baixo de quem aceita o reconhecimento ou de fato sente-se superior.
A saudação nazista já era com o braço estendido e a palma para baixo.
Apertar com firmeza também indica superioridade, mesmo que alguns turrões queiram através de força demonstrarem-se superiores esmagando os ossos das mãos dos outros, eles apenas demonstram sua pequenez frente aos intelectualmente melhores. Possivelmente um sentimento implícito de inveja.
Sendo assim a palma estendida para cima indica submissão/inferioridade: Se uma pessoa vier lhe cumprimentar com a palma virada para cima, saiba que ou ela lhe reconhece como alguém melhor/superior/merecedor de referência ou se considera humilde demais para os outros/está deprimida/é modesta/quer parecer modesta ou massagear seu ego.
No caso de apertar as mãos verticalmente, ou seja, com igualdade onde nenhuma das duas pessoas fica com a palma para baixo, não há submissão ou dominação. Há um mútuo acordo implícito de equivalência.
Uma dica importante é: sempre que puderem torcer um pouco a mão, jogando para a esquerda e para a direita, façam. Se não for possível poderão medir que a pessoa é inflexível e intransigente. Caso consiga girar o pulso com muita facilidade, dê as cartas, pois a pessoa é flexível. Se não for muito fácil, mas também não for firme, faça uso da cautela, precisará ser hábil ao negociar. A flexibilidade do pulso tende a explicitar a flexibilidade da pessoa junto aos relacionamentos interpessoais.
Aperto de mão submisso são aceitos e usados por 70% das mulheres, já que isso não costuma ser importante para elas. Um sinal clássico de feminilidade que aliás até é estereotipado, é o aperto de mãos frouxo, mas como isso as descredibiliza em reuniões de negócios, elas optam pelo formalismo do aperto de mão firme tradicional. (as boas executivas, obviamente).
Um parágrafo para explicar este “estereotipado aperto frouxo feminino” supracitado: Os filmes antigos onde a clássica cena do lenço branco caído ao chão e um cavalheiro junta, sempre vinha agradecido de um cumprimento formal com ele beijando a mão da moça que a levanta praticamente deixando apenas os dedos em contato com a mão dele. É tão clássico esse gesto e tão estereotipado que é comum em desenhos animados estilo cartoon.
A fuga ideal para não ficar na subserviência do aperto é aceitar a posição da palma para cima, mas imediatamente abraçar a mão de quem está tentando lhe forçar submissão. Fazendo isso se apropria do controle da situação tornando-se o dominante.
Há também a técnica de dar um passo a frente e para o lado fazendo com que a pessoa com quem interagimos force-se a posicionar seu pulso verticalmente. Muita prática e estudo nessa técnica.
Além disso, há a simbologia do aperto com ambas as mãos, afinal de contas ele também é visto como um mini-abraço, já que é comumente usado em situações onde o abraço não é apropriado.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 11.05.2013  
Editado/corrigido por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br