Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Rotina – Um mal necessário!

Hoje em dia a rotina é vendida pela mídia como vilã. As propagandas falam em fugir, sair e quebrá-la. Palestras motivacionais, cursos e treinamentos incentivam esse comércio aproveitando-se de pessoas que estão insatisfeitas em seus empregos ou relacionamentos.
A rotina não é a culpada. Pelo contrário, é extremamente necessária. Ocorre que os humanos nutrem o triste hábito de perceber o copo sempre meio vazio.
O segredo é bem simples e está apenas na mudança de ótica de toda e qualquer situação. Enquanto alguns entendem como algo pesaroso, basta que se olhe como produtivo e necessário.
Escovar os dentes diariamente, por exemplo, é uma rotina. Necessária para a saúde bucal e higiene pessoal. Crianças fazem malabarismos para não ter que fazê-lo, entretanto muitos adultos sentem-se mal ao ficarem apenas algumas horas sem.
Muitos falam mal da rotina dos relacionamentos, mas se tornassem isso algo prazeroso, reveriam seus conceitos. E se a rotina for ser feliz todos os dias? E se for divertir-se enquanto trabalha? E se for ser reconquistado, amado, cuidado, mimado, e agradado? Será que ainda reclamariam? Então será que é ela o problema?
Comer faz parte do ritual diário da maioria das pessoas e ainda assim muita gente o faz com regozijo.
Conheci muitos estudantes que criaram uma rotina dura de estudos para atingirem determinado objetivo, e conseguiram. Nesse ponto cito inclusive dois casos em especial. Um deles era meu colega de cursinho. Dizia que sempre que sentava para estudar ficava com sono e resolveu ficar das 14h às 20h sentado na frente dos livros até conseguir aprender durante 6 horas ininterruptas.
Acompanhava semanalmente sua evolução e sua determinação surpreendeu. Na primeira semana ele conseguia manter sua concentração por no máximo uma hora, mas continuava lá na frente dos livros para, segundo ele, que seu corpo e cérebro entendessem a nova rotina e que dali ele não sairia antes das 20h. Na segunda semana ele já estava conseguindo manter a concentração por quase meia hora a mais.
Depois de um mês, essa rotina estava dando frutos fantásticos, ele já estava estudando as 6 horas ininterruptas sem dormir sobre as apostilas. Até o final do ano ele não só ficava todo esse tempo sem sono como cada vez mais aumentava sua capacidade de assimilação. Ou seja, a rotina foi extremamente proveitosa.
O outro exemplo é de um primo que queria entrar em medicina na federal e não saia da frente dos livros nem para pegar um copo de água para não perder tempo, literalmente. Hoje ele é médico.
Outras pessoas criam a rotina de chegar em casa e assistir televisão ou então arrumar a bagunça. Tem até os que seguem a ordem certa de preparar um pão no café da manhã.
Para encurtar a história e fechar o assunto, o problema não é ela, é você que não sabe aproveitar as coisas boas que dela provém. Se todo mundo encarasse isso como aliado e produtivo, de imediato aumentariam a satisfação diária com a própria vida, a produtividade e principalmente a qualidade de vida devido a felicidade que sempre esteve entremeada nessas constantes e perenes tarefas do dia a dia.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 07.09.2013 
Editado/corrigido por Thiago Severgnini de Sousa
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br