Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de março de 2011

As pessoas não estão preparadas para verdade


Gosto muito de conversar com pessoas inteligentes, que tenham mais conhecimento que eu em alguma coisa, que me instiguem e me questionem, que me façam pensar, rever alguma ideia, agregar algum valor ou conhecimento a alguma coisa ou pensamento e, felizmente sou uma pessoa agraciada com muitos amigos que me proporcionam isso.
Conversando com essas pessoas cheguei à conclusão de que os “humanos” não estão preparados para a verdade. Eles preferem se iludir, se enganar, viver na ignorância. Isto é uma opção e não uma obrigação ou uma necessidade.
Perceba que mesmo que a verdade seja dita com muito zelo e polimento, se não for uma meia-verdade, ela vai incomodar quem a receber e, a menos que seja uma pessoa que não sofre influências do meio em que vive, e eu não conheço alguém que seja assim, sentirá um desconforto ao se deparar com uma.
As verdades que geram maior molesto são aquelas que no fundo já se sabe, mas que se prefere não ver. São as verdades do que não é perguntado, mas que devido à escancarada obviedade, já estão respondidas.
A verdade dos cônjuges em relacionamentos promíscuos, de namoros onde um já não gosta mais, de empregos onde a demissão ou a insatisfação por parte do patrão é certa, ou que a incompetência para a função é óbvia, em negócios onde a compra é ruim...
Prestei-me a ficar em torno de um ano, limítrofe, testando as pessoas e suas reações com as verdades cuspidas por mim. Experimente responder sim, com honestidade, se alguém perguntar se está gorda e veja o que acontece com o relacionamento. Diga que acha um fel o gosto do preparado que está provando. Diga para a garota que acabou de conhecer em uma festa, e que está aos beijos contigo, que ela quer transar com você - e ela quer, pois ninguém fica com outra pessoa sem essa segunda intenção, necessariamente – e avalie o despreparo emocional e a reação de sua interlocutora ao ter suas intenções mais íntimas e particulares expostas desta forma.
Diga que não gostou da maquiagem depois de alguém ter dedicado algumas horas a isso. Diga que o esforço da academia e corrida de seu amigo gordo não está surtindo efeitos “emagrecedores”. Seja cruel e diga o que realmente pensa, mesmo que seja a respeito dos comentários, de algum pensamento, o que for de alguém e preste atenção nas reações.
Os “humanos” definitivamente não estão preparados para a verdade. Preferem a ignorância, e eu não os culpo, pois como diz o ditado, “felizes os ignorantes”. Os ignorantes não veem as coisas ruins, a sociedade podre, os jogos de interesses e a ruindade das pessoas que os cercam. Normalmente um ignorante é ingênuo.
Nada do que disse é novidade. É mais uma verdade que todos sabem, mas que não precisa ser verbalizada. Mas o que poucos entendem é que tudo que não é verdade é mentira, pois a verdade só existe quando completa. As variações são mentiras enfeitadas e estamos já acostumados a conviver com esta podridão.
Exemplos clássicos e respectivas verdades: eu não tive tempo / não quis; não consigo / não estava disposto; não deu / preferi fazer outra coisa...







Publicado em: A Tribuna Regional no dia 10.03.2012
Editado/corrigido/pitaquiado por: Thiago Severgnini de Sousa
Escrito por:  @rjzucco