Pesquisar este blog

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Mundo Melhor


Estamos acostumados demais a reclamar do mundo. Sempre falando sobre guerras, crises, recessões, violência, abandono, religiões, regimes de governo, novas doenças, novas práticas prejudiciais como internet e redes sociais, videogames, obesidade, bitolação, geração sem quoeficiente emocional, desapego exagerado, e por aí vai...
Mas será mesmo que o mundo está pior? Sim, pois da forma como pintam o que fica claro para mim é que a depressão e o suicídio são as únicas opções nesse mundo doente e caótico, quando na verdade a história não é bem assim.
A impressão que tenho é que há uma lavagem cerebral generalizada tentando convencer o mundo de que os tempos atuais não são bons nem saudáveis. Talvez as pessoas não estejam sabendo lidar com a quantidade de informação diária ou a forma como ela é multiplicada.
Então vamos fazer um pequeno exercício de otimismo e “tentar” olhas as coisas sob uma nova perspectiva.
A mídia vende o atual cenário geopolítico como pré-apocalíptico, com guerras, mortes e destruição, quando na verdade estamos em um momento histórico onde nunca morreu tão pouca gente. Hoje a diplomacia impera, os governos dialogam e se entendem. Guerras são evitadas. Aliás, muito pouca guerra existe no mundo hoje se comparado a décadas passadas, e quanto mais passadas maior a diferença.
Crises existem sim, mas nada igual ao que aconteceu após o holocausto ou a grande crise de 29. Com certeza que alguns países não vão bem, mas isso faz parte do mercado. Via de regra, e de uma maneira geral, a economia mundial está muito bem. Cuba voltou a negociar com o mundo, Europa com juros próximos a zero, países emergentes como China, México, Chile e Brasil estão tendo seus lugares no cenário mundial. Dinamarca é potência... Tudo coisa boa.
Quanto mais evoluído o país é e melhor desenvolvido social, cultural, tecnológica e economicamente, menor seu índice de violência. Com a supracitada evolução dos países de uma maneira geral,  e com a redução drástica nas guerras, a criminalidade diminuiu. Principalmente se formos considerar percentualmente, visto que a quantidade de gente no mundo aumentou sensivelmente.
Nunca houve tanta gente querendo adotar. Nunca houve tanta humanização e preocupação com as pessoas, a natureza e os animais.
Salvo algumas exceções, as religiões estão se respeitando hoje mais do que em qualquer época.
A expectativa de vida hoje é de 100 anos, os remédios funcionam, as doenças são combatidas quando não erradicadas. Curas são descobertas em pouco tempo.
As redes sociais aproximam cada vez mais pessoas, possibilitam reencontro e manutenção de contato, novas experiências e acesso à liberdade de expressão em massa.
Os videogames são uma forma de interação que além de segura, desenvolve capacidades específicas como coordenação motora, foco, atenção, raciocínio lógico, etc.
Obesidade? Então significa que há comida em abundância, há conforto, há praticidade.
Hoje as pessoas não se apegam a pequenas coisas, não se preocupam em perder tempo com fofoquinhas e picuinhas. Se não gostam de algo, se desapegam, viram as costas e esquecem. Simplesmente desligam. Antigamente, as pessoas da minha geração e mais velhos, ficavam remoendo, falando mal, articulando.
Ou seja, na verdade tudo é uma questão de perspectiva. Se você olhar para as coisas procurando sempre algo ruim, algum defeito, algo negativo, certamente ficará frustrado, pois encontrará apenas coisas ruins em tudo que observar.
Entretanto se você procurar sempre o que de bom há em cada pequena coisa, perceberá que na verdade tudo está cada dia melhor e terá inclusive vontade de fazer sua parte nessa maravilhosa transformação pela qual o mundo está constantemente sofrendo.
Comece a observar o mundo com melhores olhos e enxergará mais coisas positivas que jamais imaginou. E faça a sua parte nessa transformação.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 13.06.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br