Pesquisar este blog

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Voto democrático

Época de eleição e a propaganda eleitoral fazendo o possível para convencer a população a “exercer o seu direito” de votar. Ocorre que isso não é um direito, é uma obrigação! Uma imposição! Algo que eu sou obrigado a fazer independente de querer ou não, e sob pena de ser multado, ou mesmo ter alguns direitos cerceados, caso não exerça esse “direito”.
Entendo a importância do voto e sei que esse é o melhor caminho para iniciarmos a mudança tão necessitada por essa nação de valores deturpados.
Pela maneira como as coisas são hoje, quem não vota e/ou não o faz conscientemente não tem direito (ao menos não moralmente falando) a reclamar do que quer que seja de quem foi eleito para ser representante do povo.
E se formos parar para pensar, mesmo que o voto fosse facultativo, o raciocínio seria o mesmo. A única diferença é que teríamos o direito de protestar, não votando. E os políticos iriam ter que se esforçar um bocado mais para conseguir o voto da população.
Aliás, o voto é, na minha opinião, o grande calcanhar de Aquiles de todo o nosso sistema eleitoral. Os políticos se corrompem por ele, corrompem seus eleitores em troca dele, fazem o possível para manterem-se no poder, e acabam distorcendo tudo de bom que isso poderia proporcionar, que é colocar um representante do povo no governo.
Falando nisso, colocar pessoas que mal sabem ler ou escrever, que não tem qualquer formação e que sobretudo não entendem porcaria nenhuma de leis, para – PASMEM – fazer leis, é uma das coisas mais insanas que já vi.
Depois ainda têm a hipocrisia de não entender por que o Brasil não vai pra frente, por que há tanta impunidade e corrupção e tanta coisa errada.
O povo não tem preparo, nem estudo, nem discernimento e muito menos qualificação para colocar em cargos tão importantes que definirão o futuro da nação pessoas qualificadas. Então elegem qualquer um e tudo fica cada vez pior.
Estamos chegando a um ponto onde a ignorância impera mesmo nos mais esclarecidos. E como uma coisa alimenta outra, cada vez escolhem pior os representantes (e aqui reforço, os legisladores) que não colaboram com o povo, não investem em leis ou programas de incentivo à educação, que acarreta em povo mais ignorante e menos esclarecido, que novamente vota com a barriga ou qualquer outra parte do corpo que não o cérebro.
Bom, como somos OBRIGADOS a votar, então que façamos de forma consciente e pensando no melhor para todos. Sempre deixei claro em muitos textos minha posição contrária a atual situação e não vou nesse caso servir de cabo eleitoral para ninguém. Só acho que alguém que acha que o Brasil está bom como está precisa de tratamento psicológico severo. O nosso país precisa mudar e urgente.
Vote consciente, pense no futuro, escolha seu candidato de acordo com seus ideais e vamos transformar o mundo fazendo a nossa parte no que nos cabe, mesmo que nas pequenas coisas, desde a simplicidade de votar até a magnitude de dar um exemplo correto ao mundo.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 04.10.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br