Pesquisar este blog

quinta-feira, 31 de julho de 2014

Atirando aos leões

Hoje em dia, com a maioria das pessoas, para se conseguir algo realmente transformador e significativo, apenas atirando-as aos leões.
Via de regra, a população fica no que considera seguro. Não trocam de relacionamento, nem de emprego, tampouco de atitude.
Experimentar comidas novas já não é um hábito fácil de encontrar. Marcas, mercados, tecnologias, posturas e comportamentos novos, não são confrontados.
Eu, que costumo apostar em coisas que muita gente não teria coragem, quando observo gente morna que só sabe ir do ponto A ao ponto E por uma linha segura e reta, absoluta e confortavelmente dentro de uma zona de conforto, sinto comichões.
Estamos na era da inovação e ainda assim, risivelmente, os humanos conseguiram encontrar uma forma de acompanha-la seguindo em linha reta até o ponto E.
Não há como colocar na cabeça dessas criaturas o quanto se aprende passando por B, C e D antes de chegar ao objetivo. Claro que pode parecer mais longo, e certamente será mais difícil, mas valerá a pena. Depois de experimentar o brilho do caminho alternativo, a primeira reação é arrepender-se do tempo perdido indo pela maneira mais fácil.
Vou explicar como acontece: uma pessoa passa anos e anos fazendo sempre as mesmas coisas, da mesma forma, e tudo bem. Se ela é absoluta e completamente feliz, então ok. Eu apoio. Mas, se ela reclama de algo que não acontece, eu pergunto: como pode querer que algo diferente aconteça se nada diferente é feito?
É irracional querer que as coisas aconteçam por mágica. Depois alguém com entusiasmo, otimismo, atitude e coragem resolve se permitir passar pelo ponto B, experimentar-se no ponto C e arriscar-se no ponto D, e chega ao ponto E com muito mais bagagem. E isto inclui necessariamente felicidade e satisfação, e as pessoas perguntam: como pode conseguir algo assim?
Um muro imaginário é construído ao redor deste ser para proporcionar “segurança”. E isso o impede de ousar, experimentar e se desafiar. E quem não se desafia não se transforma.
Esforço-me diariamente para instigar pessoas a quebrarem esse muro, romperem as amarras da conveniência e finalmente aproveitar as maravilhosas experiências que uma vida, quando intensamente gozada, propicia.
Por argumentos é praticamente impossível. Normalmente é necessário outro tipo de subsídio como tesão, medo, paixão, desespero, decepção... Desconheço algum humano que tenha feito esse caminho diferenciado sem um impulsionador forte como estes.
Felizmente vivo apaixonado, então estou sempre ousando pelas bandas do desconhecido. Os momentos mais marcantes de minha vida certamente foram os quais me arrisquei. Não tem preço!
Mas essas pessoas acomodadas, mornas, precisam de mais gente como eu colocando pressão até não aguentarem mais e serem atiradas aos leões, aí então, enfrentando o animal selvagem de frente, lutando pela sobrevivência, sairão triunfantes da sangrenta batalha. Mais experientes, com muita adrenalina no sangue, mais seguros e finalmente prontos para serem atirados a outras batalhas e cada vez mais aproveitando com entusiasmo todo e qualquer momento da vida.

“Arrisque-se! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da 'segurança' nunca vai muito além da margem.”
Dale Carnegie

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 14.06.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br