Pesquisar este blog

sexta-feira, 8 de julho de 2016

“Penso, logo existo!”


A célebre frase de René Descartes fala muito, mas pouca gente entende de fato.
Pedra não pensa, então pedra não existe? Esse é o raciocínio certo seguindo a lógica?
Claro que não! Não é porque pedra não pensa que pedra não existe.
Não é porque penso que existo, mas se penso, então existo. Se tenho a condição de pensar é porque para isso precisei antes existir. Não significa que para existir eu precise pensar.
Verbo que por sinal não é muito utilizado na prática, sobretudo quando se trata de debates político-partidários.
Para os defensores do governo e consequentemente militantes do PT - salvo algumas exceções - se você é a favor do impeachment então é a favor da corrupção de todos os outros políticos que vieram antes do PT e também milita por outros partidos e ainda crê que tudo que o governo faz é errado.
Será mesmo que é tão difícil entender que o problema não é só o PT? Claro que ele é a bola da vez, mas queremos que todos do PT e de todos os outros partidos que forem corruptos sejam presos.
Então vem pessoas mal intencionadas querendo ganhar o apoio de desavisados e de gente que engole enlatado dizer que se o PT sair quem entrará é pior, mais corrupto e que sendo assim, melhor deixar como está.
Como assim?
Se o que vai entrar também é corrupto então deixemos impunes as coisas erradas?
E o exemplo como fica?
Então quando você vai ao banheiro não se limpa pois amanhã irá novamente e ficará sujo de novo? Para que limpar se vai sujar outra vez? Para que tirar um corrupto do poder se vai entrar outro?
Ah, mas o que vai entrar é muito pior. Isso é o mesmo que dizer que amanhã estarei com diarreia e então fará muito mais sujeira. O que é isso?
Vai entrar gente corrupta. Ok. Sabemos disso e não gostamos dessa ideia. E tão logo entre – e mesmo antes de entrar – haverá articulação para colocar o próximo na cadeia. Será a próxima bola da vez. E assim será sucessivamente daqui para frente.
O Brasil acordou e não descansaremos mais! Não temos corrupto de estimação.
Não queremos saber de políticos anteriores, queremos justiça!
Há muitas coisas que o atual governo continuou de governos anteriores, e vendeu como sendo seu.
Não é porque somos contra corruptos e corrupção, nem porque defendemos um estado mínimo, que não entendemos que há algo que preste do que vem do atual governo. Nada é 100% ruim.
Não é porque somos contra um governo inflado e paternalista que viramos anarquistas. (ANARQUISMO = 1.fil hist pol teoria social e movimento político, presente na história ocidental do sXIX e da primeira metade do sXX, que sustenta a ideia de que a sociedade existe de forma independente e antagônica ao poder exercido pelo Estado, sendo este considerado dispensável e até mesmo nocivo ao estabelecimento de uma autêntica comunidade humana.
2. p.ext. qualquer ataque ou afronta à ordem social estabelecida ou aos costumes reinantes.)
Entendemos que o governo age errado e sabemos como precisaria ser. Entretanto não significa que porque ele o faz eu deva me penalizar e não mais gozar de meus direitos oriundos dos meus impostos.
De acordo com os defensores do atual governo, se eu sou contra o PT, não posso fazer FIES, nem utilizar MCMV, nem receber qualquer outro tipo de auxílio governamental.
Revoltante pensar que nessa lógica torta eu pago impostos abusivos que custeiam uma máquina governamental inchada e ineficiente, não tenho serviços públicos de qualidade (como educação, saúde, segurança, infraestrutura, saneamento, pavimentação, etc.) e ainda não tenho o direito a aceitar benefícios que todas as pessoas que não pagam impostos tem – e ainda muitas que os pagam.
Devo, segundo os “pelegos”, pagar muito imposto, não receber nada em troca caso eu reclame ou reivindique ou ache ruim, e ainda pagar por fora particularmente por tudo que deveria receber do governo e não recebo.
Se eu falar que o caos “A” não vai acontecer devido a determinada conjectura política, é graças ao maravilhoso e salvador governo que competentemente previu e não devido a outras administrações ou fatores geopolíticos externos.

Pedra não existe, segundo alguns...

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 16.04.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br