Pesquisar este blog

quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Filosofia de copo





Você tem algum amigo irritantemente animado e empolgado? Alguém que se empolgue com chuva, com sol, com tempo nublado, com comida, com junção, com qualquer tipo de jogo, ficar sozinho, em turma...
Conhece alguém que consiga achar pontos positivos em tudo que faz? Em todas as situações? Até quando alguém morre pensa em algo positivo, como parar de sofrer ou algo que o valha?
Pois é, esse cara sou eu. Sou tão empolgado, entusiasmado e animado que as vezes meus amigos reclamam e mandam eu ficar quieto, diminuir o ritmo. Chegam a falar que é tanta energia que chego a cansar as pessoas. Pode isso?
Resultado disso é que tenho várias turmas, e estou sempre providenciando algum tipo de função com uma ou outra.
A vida inteira me considerei um otimista, alguém que vê o copo sempre meio cheio. Mesmo com tanta gente vendo o copo sempre meio vazio. Ficar cercado por gente negativa é algo que cansa até o mais empolgado.
Mas filosofando sobre uma frase que aprendi em um dos cursos que fiz, que casualmente saiu de alguém que não sei exatamente quem, fiquei pensando... Será mesmo que sou eu que vejo o copo meio cheio e os outros que o veem meio vazio? E se na verdade a quantidade de água seja a suficiente para preencher o copo independente de como o vejamos?
Hoje já me questiono se quem sabe não seja o copo que esteja no tamanho errado, afinal de contas erro de avaliação é muito mais comum do que imaginamos.
E se o copo for exatamente na medida ideal para caber toda a água que precisamos? E se achamos que precisamos de um copo muito maior do que na verdade precisamos para satisfazer nossa necessidade? Já ouviu alguém reclamar ter agua demais para copo pequeno? Ou muita agua para pouca sede?
Reforço aqui que na verdade é tudo uma questão de perspectiva. Pelo meu ponto de vista hoje, a água é a mesma para todos, mesma medida e tudo, bem como a sede. O que muda na verdade é a maneira como enxergamos  necessidade de copos maiores.
Quem entende de eneagrama, sou tipo 7 com galho 1. Para mim tudo vai dar certo no final. Tudo está na medida. Realmente não fazia sentido ter a metade do copo vazio e ficar glorificando metade, independente se ela seria suficiente.
Hoje entendo que tudo pode ser tão bom quanto precisamos, precisamos é ajustar nossa percepção para ver tudo de forma positiva e não de forma negativa. Depois que comecei, é só alegria. E quando penso que não pode melhorar, me surpreendo. Acredite, sempre fica melhor.
Sem pontos negativos? Sem coisas ruins? Claro que não. Infelicidade faz parte da vida. Nem toda água tem a temperatura que desejaria, ou o sabor exatamente esperado, mas isso não significa que não seja tão boa quanto precisava que fosse.
Entenda que o copo é do tamanho ideal para a agua e que sempre está cheio. Foco na água e bola pra frente!


Publicado em: A Tribuna Regional no dia 28.06.2014
Revisado por Josiane Brustolin
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br