Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Golpe militar



Tenho acompanhado as manifestações de insatisfação do povo brasileiro quanto à fracassada administração pública atual do governo federal. Há reivindicações de impeachment (o que na minha opinião ajuda, mas não resolve, pois não é apenas a presidente a culpada e sim todo um esquema muito bem articulado envolvendo, se não todos os políticos, ao menos a grande maioria) no face, em blogs, no twitter, fotos de protestos no instagram, panelaços, televisores desligados nas comunicações oficiais e o principal, as passeatas nas ruas com o povo mostrando sua cara.
Até aqui “tudo bem”. O que me preocupa é ver tanta gente falando em golpe militar e acreditando que essa é a, se não única, a melhor solução para a atual conjectura da nação.
Os jovens não estudaram, não leram nem se informaram para saber o que foi a época da ditadura.
Se fosse hoje, eu não estaria escrevendo os textos que escrevo pois certamente 90% deles seriam censurados. Não haveria twitter nem face e nem mesmo whatsapp no Brasil. Talvez até a internet fosse restringida violentamente como é na China ou em Cuba.
Adicionar legenda
Liberdade de expressão seria o primeiro direito a ser derrubado, mas muitos outros também seriam paulatinamente tolhidos. A tirania voltaria a imperar e atrocidades como autoritarismos seguidos de impunidade, tornariam a ocorrer, com assassinatos, torturas e afins.
Mas os jovens não sabem disso, não viveram isso e pior, não acreditam nisso. A maioria dos mais velhos lembram, mas a massa ignorante esquece tudo muito fácil e não lembra da parte ruim.
E sabe por que isso tudo está acontecendo agora? Sabe o motivo que faz as pessoas pensarem que a ditadura e um golpe seria a melhor ou a única situação?
O povo está desacreditado na justiça. Vivemos em uma era onde a impunidade impera.
As pessoas não acreditam mais na ilusão de que o Brasil se recupere pelos meios tradicionais, legais e convencionais. Na cabeça do povo ou há uma intervenção externa a essa corja toda, ou a realidade continuará a mesma.
E nesse ponto o exército é visto como o grande salvador. É, na cabeça do povo, a última instituição com valores incólumes e que não se prostituiu por dinheiro.
Os militares são para esses desesperados todos o último fio de esperança na reforma da pátria, não mais tão amada. Afinal de contas seguem regras, possuem valores sólidos e éticos, fazem a coisa certa, cumprem o que precisa ser feito independente das consequências, e pensam no Estado antes de qualquer coisa.
E se for pensar por esse lado faz todo sentido. Os milicos são sim a última esperança de todos quanto a justiça e incorruptibilidade. Mesmo que isso seja uma utopia.
Bem, do jeito que está não dá para ficar e isso é consenso de qualquer pessoa de capacidade cognitiva de medíocre para cima. Que o Exército seria uma opção também é fato. Que a ditadura é uma péssima escolha também.
Nesse cenário então, qual a saída? Se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.
O ideal seria consumir com TODOS os políticos de Brasília e começar tudo de novo, após uma boa reforma na educação para que o povo aprenda a votar conscientemente e desenvolva memória.
Não sou pessimista, mas não vejo solução para nosso caso.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 21.03.2015
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br