Pesquisar este blog

quinta-feira, 25 de maio de 2017

Processo seletivo

A Imobiliária Jaeger está sempre contratando, principalmente se a função é vendas.
Costumo dizer que a profissão que melhor remunera é a de vendedor. E o topo da pirâmide em vendas é ser corretor, ou de imóveis ou da bolsa.
Ocorre que para estar no topo é necessário uma série de habilidades, as quais muitas pessoas não estão dispostas a desenvolver, então desistem antes de chegar.
Sendo assim, nunca há mais oferta de bons vendedores do que vagas.
Recentemente, abrimos um processo seletivo para locação e administração de condomínios.
Anunciamos apenas pelas redes sociais, primeiro pelo perfil – queríamos pessoas atualizadas com a atual realidade do mercado – e segundo pela filosofia da empresa.
Acredito que nunca na história da empresa tenhamos recebido tantos currículos.
Foram mais de 100 pessoas onde menos de 20 optaram em continuar concorrendo a vaga.
O motivo?
Informamos que atuamos com gestão por resultado. Que mensuramos produtividade. Que está em aberto um trabalho e não um cabide temporário empregatício.
Impressionante a quantidade de pessoas que quer um emprego. Gente sem iniciativa e que busca estabilidade. Pessoas que estão há meses desempregadas e que reclamam da crise, da falta de experiência, do sistema, da sociedade...
É incrível como as pessoas não entendem que o que as empresas buscam hoje é comportamento alinhado e iniciativa.
As empresas hoje buscam quem faça e não quem engula enlatado e espere cair no colo.
Algumas pessoas foram eliminadas já no anúncio, que informava que buscávamos ambos os sexos. Muitos vieram perguntar se era para homem ou mulher. Já estavam fora.
As pessoas queriam a vaga mas sequer prestaram atenção no anúncio. Triste.
Alguns poderiam dizer que fomos radicais, mas se o que buscamos são pessoas com atitude, definitivamente não se encaixavam.
Outras pessoas nos perguntaram onde era a ACISA – local onde foi feito o processo seletivo.
O candidato que sequer se dispôs a pesquisar no Google onde era, também já estava eliminado.
E por fim tratamos das entrevistas individuais. E nessa etapa mesmo aqueles que não tinham valores alinhados e se entendiam merecedores por alguma qualidade oculta acabaram entregando-se ao falarem um pouco de si.
Ninguém presta? Absolutamente!
Felizmente ainda há bastante gente qualificada no mercado e passamos vários dias conversando com as pessoas.
Há também muita gente boa que não está alinhada ao perfil da empresa ou que não adere a nossa filosofia de trabalho. O que nem de longe é errado, apenas não combina com o perfil requisitado.
Se você está procurando uma oportunidade no mercado de trabalho, esforce-se em mostrar quem você é. Seja sincero. E acima de qualquer coisa, deixe claro do que você é capaz.
No final, fica mesmo quem consegue demonstrar para a empresa que é capaz sim de executar a função e atender a expectativa dos selecionadores. Se exceder então, contratação garantida.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 28.01.2017
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

Um comentário:

  1. Muito bom a forma como já eliminou as primeiras pessoas. O comércio na cidade está cheio de pessoas que não deveriam estar nas funções a qual se encontram. Não falo apenas de vendedores, tem cargos mais elevados como de gerência, e são pessoas limitadíssimas que estão. Quem contrata é fraco, automaticamente não será exigente na escolha. É irritante vc entrar numa farmácia e não ser atendido porque os funcionários não te viram, pois estão intertidos na conversa. É irritante vc estar num caixa de supermercado, e ao invés do caixa cumprimentar o cliente olhando nos olhos, ser educado, agradavel...ele fica de papinho com o outro colega dando risada. Mas tudo isso tem uma grande vantagem, os melhores irão se destacar. Então que façam suas faculdades, aproveitem intensamente os bares ao redor, as festas...

    ResponderExcluir