Pesquisar este blog

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

A felicidade é minha!






Ultimamente tenho conversado com algumas pessoas sobre o que é ser feliz. Planejamento de vida. Objetivos pessoais, profissionais e financeiros... 
Muitos me dizem que precisam estar casados, acompanhados ou namorando para se sentirem felizes e completos. 
Isso é um erro grave. 
Se eu entregar a minha felicidade a alguém estarei respirando por aparelhos. A felicidade é minha. Precisa partir de mim. 
Quando condiciono colocar a felicidade no colo de outra pessoa e terceirizo a responsabilidade disso, estou invariavelmente optando por não ser feliz. 
Se preciso de outras pessoas para ser feliz, é porque a felicidade nunca esteve aqui comigo. 
E não significa, absolutamente, que não gosto da companhia de outras pessoas ou que queira viver uma vida de solidão. 
O fato de eu saber que não preciso de outras pessoas para viver, não significa que não goste de tê-las por perto. 
É diferente "precisar porque gosta" de "gostar porque precisa". 
Não sou antissocial e nem quero estar sozinho. Adoro companhia. Gosto de sempre estar com amigos. Gosto de ter uma companheira. 
E nada disso significa que em qualquer momento eu precise disso para viver. 
Pessoa nenhuma vive sem o convívio social. É enlouquecedor. 
Ter amigos, família, colegas e quaisquer outros tipos de companhia sempre por perto porque gosta do auê é ótimo. Precisar ter pessoas por perto senão não estará feliz, não.  Tem gente que passa a vida inteira se decepcionando com os "amores", mas não pensa que esperava que viesse de fora o que deveria ter dentro e que, não tendo dentro, não sustentou o fora. 
Mesmo para aqueles que se dizem muito felizes com sua família e que não se imaginam mais vivendo sem seus filhos é basilar que se entenda a visceral necessidade de se bastar em si. 
É poder ficar por longos períodos (e isso são dias, meses ou anos, e não horas) sem precisar de alguém. É chegar em casa, não ter alguém lhe esperando e não achar ruim. 
É ser feliz. 
Independente de outra pessoa. 
Se houvesse essa condição de outra pessoa para ser feliz, quando a família de alguém fosse abruptamente arrancada em uma fatalidade, esta não aguentaria e morreria junto. Não que isso não aconteça em alguns casos. 
Também não haveria pessoas solteiras felizes no mundo. 
Então pense bem daqui para frente sempre que acreditar que precisa de alguém para ser feliz. Aprenda a se bancar e se bastar. 
Aprenda a ser feliz com sua própria companhia e um mundo muito mais firme e consistente se abrirá para você. 
Quando a nossa companhia é suficiente, qualquer lugar é bom, qualquer momento é mágico e qualquer evento pode ser memorável. 
Tanta coisa acontece, tantas oportunidades se desenham, tantos caminhos se abrem que honestamente fica difícil respirar por aparelhos novamente após respirar o ar puro e a tranquilidade que é aceitar-se e saber conviver com seu silêncio ou barulhos próprios. 
Felicidade vem de dentro!



Publicado em: A Tribuna Regional no dia 30.07.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br 

Um comentário:

  1. Perfeito! Concordo.... e acho que pra ser feliz tem que ter muito autoconhecimento... entender como o ego funciona...

    ResponderExcluir