Pesquisar este blog

terça-feira, 8 de novembro de 2016

Não me importo com os outros

Frequentemente converso com pessoas ou as vejo manifestando desdém quanto a opinião alheia.
Muita gente se diz autossuficiente e confiante o bastante para fazer o que quiser e bem entender de sua vida sem precisar do aval de mais ninguém.
“Cuide da sua vida que da minha cuido eu”, é o que dizem.
“Não estou nem aí para o que os outros vão falar ou pensar, o que falam a meu respeito não é verdade e por isso não me atinge”.
O que me revolta nesse tipo de discurso infantil é que algumas pessoas realmente acreditam que não se importam com a opinião alheia.
Não percebem que tudo o que fazem o tempo inteiro desde que começaram a desenvolver consciência está relacionado a aceitação social e ao que os outros vão pensar a seu respeito.
As roupas que veste são diferentes? Se não importasse a opinião dos outros, isso mudaria. Se fosse um eremita haveria preocupação apenas em funcionalidade e conforto, e não com estética e afins.
As convenções sociais são coercitivas e pressionam muito para que seja feito o que é “certo”. Quando alguém se diz diferente, talvez esteja considerando um ou outro aspecto. Viver sem qualquer preocupação com o que os outros pensam é só para autistas, e ainda assim, em grau elevado.
Se você ainda não concorda comigo e se ilude que realmente pode levar uma vida sem se preocupar com a opinião dos outros, e que inclusive o faz com atitudes bem autênticas e nada convencionais, então desafio-o a fazer nudes.
Grave um vídeo erótico ou mesmo pornográfico fazendo sexo.
Tenho certeza que a partir de agora o desconforto começou a tomar conta de você. Então vamos mais longe um pouco, se o gravar por si só já não fosse ruim o suficiente, então agora publique, divulgue e compartilhe esses vídeos e fotos com qualquer pessoa.
Lembra que o argumento era: “não me importo com o que os outros pensam e falam”?
Então... eles estão ávidos por consumir seus vídeos e fotos, compartilhar e comentar com montes de gente, emitir impressões e tecer comentários venenosos. Comentários esses que não fazem a menor diferença para você que não se importa.
Afinal de contas, que olhem mesmo e compartilhem, isso não faz a menor diferença para você de qualquer jeito.
Aliás, poderia até fazer um sanitário de vidro. Que se lixem todos, você não está nem aí para o que vão falar ou pensar mesmo, não é?!
Não é!
Nossas vidas são mais norteadas para o social do que a maioria imagina. Quem estuda antropologia e comportamento humano e social entende que tudo que fazemos é buscar aceitação de algum tipo de grupo.
Então, na próxima vez que você for falar que não se importa com o que os outros pensam, falam ou fazem quanto a suas atitudes, pense e pondere bem. Pois isso não é uma verdade.
Considere que é uma defesa, uma mentira ou mesmo uma desculpa.
Ninguém consegue enganar a si mesmo.
Ninguém consegue enganar a todos por muito tempo.
Se você está tentando se enganar ou enganar os outros de que não se importa com o que pensam e falam, reveja seus conceitos. Ninguém acredita.

Mas... cada um faz com sua vida o que bem entende, apenas saiba que a sociedade está aí e ela não perdoa.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 23.07.2016
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

2 comentários:

  1. Nos vivemos em uma "sociedade", e sociedade quer dizer: Agrupamento de seres que convivem em estado gregário e em colaboração mutua. Bom, isso quer dizer que você é sócio e como sócio você tem que prestar contas aos outros, aos associados. É isso ai!

    ResponderExcluir