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sexta-feira, 2 de junho de 2017

Empresas sem valores

Recentemente trocamos nosso ar condicionado. Íamos comprar de uma empresa mais barata em outra cidade e pegar a mão de obra local, mas optamos por prestigiar uma empresa daqui.
Acordo feito, serviço pago, contrato assinado.
Quando vieram instalar o AR, começaram a aparecer os poréns e o valor começou a aumentar.
Ligaram-nos querendo cobrar taxa extra de instalação pois não haviam previsto que a parede poderia não ser forte suficiente.
Cobraram também canos extras a um valor não estipulado previamente, embora houvessem dito que poderiam precisar de mais cano.
Como não poderia ser diferente, me indispus com a empresa. Reclamei que eles não haviam informado nada disso antes e que, por serem uma empresa antiga, certamente não seria a primeira vez que isso acontecia.
Quando nós aqui da imobiliária assumimos um compromisso com algum cliente, honramos. Isso é honestidade e comprometimento com o cliente e é esse tipo de atitude que gera credibilidade.
Empresas que falam alguma coisa e que depois tentam onerar o cliente dando o jeitinho, repassando sua incompetência e falta de previsibilidade não são sérias e nem deveriam mais existir no mundo moderno.
Infelizmente nosso povo tem memória curta e gente desonesta continua no mercado.
Depois de gritarem comigo e me ofenderem, disseram que iriam então cobrar os canos de cobre apenas e não a mão de obra.
Quando isso aconteceu, logo entendi que eles iriam cobrar a mesma coisa, de outra forma.
Para minha tristeza, alguns dias depois o dono veio até mim cobrando metade da entrada pelo aparelho mais mão de obra, conforme imaginado. Sem nota pelo que estava cobrando, e ainda, incluindo material da instalação.
Sabe o que é pior?
Quando o confrontei com essas informações e disse que pagaria para não me incomodar mas que não era certo e que eles, como uma empresa de nome forte, deveriam ou avisar aos clientes antecipadamente para que façam previsão financeira, ou deveriam honrar do próprio bolso o custo, que em nosso caso seria o certo, o PROPRIETÁRIO do negócio disse:
"Paga então e nos próximos clientes a gente vê como faz, acho que terei mesmo que ajustar nosso contrato de prestação de serviço pra não dar esse problema que está dando agora".
Ou seja, paguei pela incompetência, despreparo e falta de profissionalismo de uma empresa que não está nem um pouco preocupada com a satisfação do cliente, quiçá o encantamento.
Via de regra é o que acontece, comprometimento, honestidade e credibilidade são deixados de lado quando a empresa precisa cortar na própria carne importando-se apenas com o dinheiro sem qualquer preocupação com os valores.
A lei não me permite citar, mas muita gente nos pede referencias e recomendações. Evidentemente que elas serão, conforme nossa conduta, honestas. Afinal de contas, não colocaremos nossa credibilidade em jogo para proteger empresas que não respeitam seus clientes.
E isso serve para todos os nossos prestadores de serviços e parceiros. Se indicamos é porque realmente acreditamos no trabalho.

Publicado em: A Tribuna Regional no dia 11.02.2017
@rjzucco
rodrigo.zucco@terra.com.br

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